Agosto é o mês de conscientização da Esclerose Múltipla (EM), e estou aqui para conversar com você sobre esta doença e um de seus sintomas mais recorrentes e incapacitantes: a fadiga.
EM é uma doença auto-imune, inflamatória e desmielinizante, ou seja, o sistema imunológico das pessoas diagnosticadas com a doença ataca o sistema nervoso central, gerando inflamação e destruindo a bainha de mielina dos neurônios. Como consequência, essas pessoas podem apresentar diversos sintomas motores, sensoriais, cognitivos e/ou autonômicos. Esses sintomas são bem diferentes de pessoa para pessoa, já que dependem do local e do tamanho das lesões.
No geral, atualmente a evolução da doença tem um curso mais benigno do que há alguns anos, não só pelo desenvolvimento dos medicamentos, mas também pelo maior conhecimento dos profissionais de reabilitação sobre o manejo dos sintomas e sobre o exercício físico. Mesmo com o controle da doença e a redução das deficiências físicas, a fadiga pode seguir interferindo na qualidade de vida dos indivíduos.
A fadiga é descrita como uma sensação de esgotamento físico e/ou mental e por vezes, é um dos fatores mais limitantes, interferindo na capacidade de trabalho, vida social e lazer. Ela é muito comum na EM, mas pode acontecer com qualquer pessoa, então, sugiro que siga a leitura deste texto, mesmo que você não tenha a doença, pois nossas dicas podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e produtiva.
Comprovadamente, a melhor forma de controlar a fadiga é o exercício físico aeróbio e o fortalecimento muscular. Porém, pode parecer impossível realizar exercício físico quando se sente cansado o tempo todo, não é mesmo?
Pensando nisso, seguem algumas dicas:
- Alimente-se bem! Evite alimentos potencialmente inflamatórios como, carne vermelha, leite, industrializados, margarina e bebidas alcóolicas. Quanto mais natural for sua alimentação, maior sua proteção contra a fadiga, inflamação, novos surtos e obesidade. O ideal é que haja o acompanhamento com nutricionista especializado em doenças auto-imunes.
- Durma bem e por tempo suficiente! Mantenha uma boa rotina de horários para dormir e acordar, evite o uso de telas de eletroeletrônicos antes de dormir, faça práticas relaxantes como meditação ou massagens. Uma soneca de cerca de 20 minutos após o almoço te ajudará a se recuperar e seguir o dia de forma mais produtiva. O sono é importantíssimo para nossa qualidade de vida, quando não dormimos bem, nosso corpo não se recompõe, nossas memórias não são formadas e ficamos mais propensos à fadiga.
- Evite fazer diversas atividades ao mesmo tempo! Fazendo uma tarefa por vez, você executará com maior qualidade e menos gasto energético. Além disso, evitará estresse e esgotamento mental.
Se perceber que sua mente fica constantemente em alerta, pode ser interessante consultar um psicólogo, pois a mente inquieta pode aumentar a sensação de esgotamento. - Tenha uma rotina de exercícios físicos com acompanhamento de profissionais especializados, fisioterapeutas ou educadores físicos! Inicie seu treino em dias alternados, com pouco ou nenhum incremento de carga, aprendendo a conhecer seu corpo e seus limites. Sempre realize os exercícios dentro do seu limiar de fadiga, ou seja, pare antes de se sentir extenuado!
- Realize atividade física em ambientes bem ventilados, com temperatura controlada, em períodos do dia de calor menos intenso e use roupas leves! Na EM, o calor já foi considerado um vilão, que poderia desencadear novos surtos, mas hoje já se sabe que temperaturas elevadas não são geradores de surto, porém aumentam a sensação de fadiga.
- As pausas entre as séries de exercícios e a alternância dos grupos musculares são de extrema importância para a recuperação muscular e o controle da fadiga. Siga as orientações do seu instrutor!
- Mantenha-se hidratado! A água e sais minerais são essenciais para manter os músculos, e o corpo como um todo, em bom funcionamento.
- Caso a fadiga seja algo limitante na sua vida, converse com seu neurologista ou fisiatra, pois existem alguns medicamentos que podem auxiliar.
Espero que estas dicas te ajudem a controlar a fadiga e iniciar um programa de exercícios físicos. Tenha certeza de que os benefícios da atividade física serão inúmeros e a Funcionalidade está aqui para te apoiar!