Atividade Física na Prevenção do Câncer de Mama

O Outubro Rosa é uma campanha que tem objetivo de chamar atenção para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Estima-se que em 2023, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados. Isso significa um impacto na vida de milhares de pessoas, suas famílias, sua comunidade.

Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias crônicas, renais e diabetes.

Os principais fatores de risco de câncer são tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados. Já se sabe que dezessete por cento dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

É consenso e existem evidências desde a década de 1990 de que a atividade física faz bem e tem impacto na redução do risco de câncer. Para o câncer de mama, estima-se que a atividade física é responsável por uma redução de 40% do risco e a recomendação é praticar qualquer exercício físico.

O sedentarismo, por sua vez, aumenta em 104% o risco para a evolução e desenvolvimento da doença. Por isso, para evitá-la, não basta apenas praticar exercícios, mesmo que todos os dias. É imprescindível que o sedentarismo diminua, por meio da redução do tempo que ficamos sentados, por exemplo.

O ideal é realizar 150 minutos de atividade física moderada distribuídos na maior parte dos dias da semana. Os exercícios melhoram o funcionamento do sistema imune, ajudam a reduzir a inflamação sistêmica, o inchaço, o sobrepeso e a obesidade e modulam a ação hormonal, que ajuda na redução do tecido gorduroso. A frequência, portanto, é muito importante: é melhor fazer pouco do que não fazer.

O exercício físico não só auxilia de forma significativa na prevenção do câncer de mama, mas também reduz a recorrência para quem já tem ou já teve a doença. Não apenas o câncer de mama diminui, mas o de cólon e o de próstata também.

Vale ressaltar que os exercícios físicos têm um papel importante na prevenção e na redução dos riscos, mas isso não substitui a detecção precoce, que é fundamental.

Quer sair do sedentarismo e passar a se movimentar mais com segurança e supervisão de uma fisioterapeuta? Então venha conhecer nosso trabalho!

📍 Estamos localizados na rua Silva Bueno, 599, sala 604, Ipiranga, São Paulo.