É comprovado cientificamente que a atividade física reduz os níveis de glicose no sangue. Por isso é fundamental que o diabético adote a prática regular na sua rotina.
Essas são as recomendações atualizadas da ADA (Associação Americana de Diabetes):
• Pacientes adultos devem praticar pelo menos 150 min/semana de atividade física aeróbia de intensidade moderada a vigorosa (50 a 70-80% da FC Máx), distribuídos em pelo menos 3 dias/semana.
• Crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 ou tipo 2 ou pré-diabetes devem participar de 60 min/dia ou mais de atividade aeróbica de intensidade moderada ou vigorosa, com atividades de fortalecimento muscular e fortalecimento ósseo por pelo menos 3 dias/semana.
• Na ausência de contraindicações, pacientes devem realizar treino de resistência 2-3 x por semana em dias não consecutivos.
• Para indivíduos mais jovens e com melhor condicionamento físico, atividades de durações mais curtas (no mínimo 75 min/semana) de intensidade vigorosa ou treinamento intervalado podem ser suficientes.
• O yoga e o tai chi podem ser incluídos de 2 a 3 vezes/semana para idosos com diabetes com base nas preferências individuais para aumentar a flexibilidade, força muscular e equilíbrio.
• Recomenda-se a redução do tempo “sedentário”, com intervalos a cada 30 minutos em atividades sentadas.
Sua saúde deve ser sempre acompanhada por um Endocrinologista e dê preferência a lugares que te dê atenção e treinos compatíveis ao seu condicionamento físico.
Casos de Diabetes aumentam na pandemia
Confira abaixo uma reportagem do SBT News sobre o aumento de número de casos de Diabetes nesse período de pandemia.