A evolução da tecnologia nos tempos modernos foi aos poucos sendo uma grande aliada da saúde em um contexto geral, fato que proporcionou mudanças positivas nos diagnósticos, nas intervenções e no prognóstico das enfermidades, permitindo que até mesmo técnicas que foram idealizadas com outras finalidades passassem a ser utilizadas para tratamentos com características distintas. Este é o caso da laserterapia.
Laser Terapia ou “Light Amplification By Stimulated Emission Of Radiation”, ou seja, (Amplificação da Luz por Estimulação da Emissão de Radiação) funciona com uma radiação eletromagnética não ionizante que tem poder de penetração superficial e profundo a depender da intensidade do feixe.
A laserterapia é utilizada para diminuir processo inflamatório, dores articulares, musculares e para melhorar o processo de cicatrização. Pode ser utilizado em feridas mais extensas, por exemplo as úlceras de pressão que normalmente estão presentes em pacientes que ficam por longos períodos acamados na mesma postura.
O laser é prático e não gera dor, pois transmite uma luz que ativa a circulação, diminuindo os marcadores inflamatórios e aumentando as células de reparo tecidual.
Algumas das indicações são:
- Pós operatórios;
- Dores articulares e musculares (agudas e crônicas);
- Úlceras por pressão;
- Feridas;
- Dor miofascial.
E as contra indicações são:
- Útero gravidico;
- Área com tumor;
- Confusão mental;
- Em pacientes com alteração cardíaca (somente na área com alteração);
- Pacientes que apresentam hipersensibilidade cutânea ou que utilizam medicamentos fotossensibilizantes.
É importante ressaltar que a laserterapia assim como outros recursos da eletrotermoterapia devem ser considerados como parte do tratamento e não como a única forma de acompanhamento. Uma avaliação detalhada e contínua permite traçar os objetivos e selecionar os métodos a serem utilizados no tratamento de forma assertiva para cada paciente.
https://blog.carcioficial.com.br/laserterapia/
Picanço, PMS. Os efeitos da laserterapia de baixa intensidade na cicatrização em tecidos moles. http://portalbiocursos.com.br/
Olá, qual seria esse aparelho?