A atividade física para pessoas com deficiência aprimora a força a agilidade a coordenação motora o equilíbrio e a condição cardiovascular. Todas essas vantagens contribuem para o melhor conhecimento sobre o corpo e a maior facilidade para realizar atividades de vida diária. Não praticar exercícios pode inclusive aumentar os efeitos da limitação motora, além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas, contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência.
Qual modalidade esportiva é mais adequada?
Não existe uma modalidade especifica, a escolha é aquela que você gosta, o importante é a pratica saudável respeitando os limites do seu corpo e com supervisão.
Praticamente todas as modalidades esportivas foram adaptadas para a prática para o individuo com diferentes deficiências, alguns exemplos:
Atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.
“Você perceberá depois do tempo perdido que a prática de atividade física não era perda de tempo, porem nunca será tarde para começar!”
Preciso saber mais sobre o assunto para um amigo cadeirante.
Tem exercício para quem usa muleta e tem a perna menor que a outra ? Se possível mande alguns para fazer em casa
Gostei ,tem algum exercício para eu fazer em casa ?