A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
A causa é ainda desconhecida, havendo algumas hipóteses de predisposição genética (não é raro encontrar várias pessoas numa mesma família com esta condição). Costuma aparecer em quem sofre de estresse crônico ou passou por situações de trauma físico ou psicológico. Esta condição dolorosa crônica faz desencadear um fenômeno de sensibilização central, tendo sido caracterizada nos últimos anos como uma dor nociplástica. O cérebro, sistema nervoso central e periférico respondem de modo anômalo a um estímulo doloroso (físico ou não), usualmente com respostas amplificadas e diminuição nos mecanismos de inibição.
O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas. Exames clínicos e de imagem servem para afastar outros diagnósticos, sendo, contudo, muito comum a sobreposição de patologias que cursam com dor em uma pessoa com fibromialgia.
Há até algum tempo atrás, utilizava-se como critério diagnóstico uma quantidade específica de tender points (pontos dolorosos) e associação de outros sintomas para caracterizar o quadro de fibromialgia. Nos consensos mais atuais (americano e europeu), deixou-se de utilizar uma análise quantitativa, sendo usado critérios de dor difusa e associação de mais de um dos outros sintomas associados (transtorno de sono, fadiga, alteração intestinal, ansiedade, depressão, alterações cognitivas, dentre outros).
O tratamento da fibromialgia, assim como de outras condições dolorosas crônicas, deve ser multimodal e interdisciplinar. Dentro do programa de reabilitação é importante a atuação da fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, fonoaudiologia, acupuntura, nutrição.
Dentre os medicamentos, pode-se utilizar anticonvulsivantes (que aqui têm ação de modulação da dor), antidepressivos, ansiolíticos, indutores do sono, relaxantes musculares, cannabis medicinal, e outros.
Na reabilitação, é muito importante a psicoterapia, pensando-se em criar instrumentos próprios para manejo de estresse, e outros possíveis fatores desencadeantes, para que a pessoa com FM encontre recursos internos para tentar não amplificar a resposta dolorosa (dentre outros muitos benefícios da psicoterapia).
E um dos pilares principais no tratamento, com uma já vasta literatura, é o exercício físico. Iniciado dentro da fisioterapia, com a cinesioterapia e posteriormente em conjunto com educadores físicos. Sem esta abordagem enfatizando a importância do movimento, do exercício físico, os episódios de crises dolorosas são mais frequentes. Não há consenso quanto qual o melhor exercício físico. O importante é fazer, respeitando-se os limites pessoais de cada um, com uma frequência e constância e aumento gradativo da intensidade dos mesmos.
A fibromialgia é uma condição dolorosa complexa, sem causa definida, mas que tem, sim, tratamento.
Sobre a autora:
Isolda de Araújo
CRM 107017 – RQE 79985
Dados de contato: contato@draisoldadearaujo.com.br
Tel (agendamentos): (11) 5549-8740 ou 99780-0107