Para entendermos o que é Saúde 4.0, é importante levarmos em consideração uma parte da história mundial. Assim como a Revolução Industrial que teve seus marcos históricos desde o século XIX, com a primeira fase ligada ao setor têxtil, a segunda fase em meados de 1910 com as linhas de montagem industriais, a terceira em meados de 1970 com os sistemas de automação e a quarta fase neste século com a inteligência artificial em todos os processos, a área da saúde também sofreu influência dessas transformações. Surge assim a Saúde 4.0.
A partir dessa revolução tecnológica, hospitais, instituições, clínicas, estabelecimentos de saúde, gestores e profissionais de saúde passaram a utilizar de tecnologias cada vez mais avançadas para o bem-estar do paciente, facilitação de coleta de dados, integração de informações, segurança do paciente e agilidade no diagnóstico e tratamento de patologias e disfunções.
Na área da fisioterapia, o terapeuta pode ter em suas mãos uma ferramenta poderosa, porém simples, como um dispositivo de celular ligado à internet, sendo este apenas um exemplo. Essas tecnologias facilitam o rastreamento de informações, mapeamento de evolução e registros de parâmetros para uma progressão do plano terapêutico traçado em conjunto com o paciente. Outros dispositivos estão disponíveis na área da fisioterapia e da análise do movimento, como sensores inerciais, aplicativos, softwares, smartwatch e dispositivos cada vez mais dinâmicos e de fácil acesso.
Atualmente uma startup se destaca neste meio, a MOVA4all que é uma startup criada pela Prof. Dra Ana Kleiner, que busca soluções em tecnologia, movimento e saúde, muito atuante neste segmento de Saúde 4.0.
Um dos pilares mais importantes da Saúde 4.0 é o paciente estar no centro do tratamento. Isto quer dizer que, sendo o paciente a peça principal do seu acompanhamento, este participa ativamente de todo o processo terapêutico. Sendo assim, ele também se torna responsável pelo seu estado de saúde. Visando não só o diagnóstico em si, mas principalmente a sua qualidade de vida física, emocional e espiritual.
Na Funcionalidade muitos destes aspectos são levados em consideração tornando assim o atendimento cada vez mais humanizado, personalizado e focado nos objetivos e demandas dos pacientes. Quando falamos em mindset de gestão, a Funcionalidade também busca estes avanços junto a tecnologias para uma melhor prevenção, predição e qualidade de vida do seu cliente.