Ao longo de nossa rotina as dores por tensão muscular são cada vez mais corriqueiras, afinal, quem nunca sentiu algum desconforto na região posterior do pescoço?
Dores por tensão muscular geralmente são causadas por fatores externos como estresse, ansiedade, postura inadequada e atividade física intensa, que são algumas das causas mais comuns.
A liberação miofascial vem se mostrando muito eficaz por trazer resultados positivos, principalmente no meio esportivo, quando realizada por profissionais capacitados.
Segundo artigos científicos, as técnicas de auto liberação apresentam resultados menos eficazes quando comparadas a liberações realizadas por profissionais.
A liberação miofascial é uma técnica preventiva de lesões, na qual é aplicada uma pressão em alguns pontos do corpo com o objetivo de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre o músculo) promovendo o alívio das dores musculares, melhora da circulação e adequação da hipertonia muscular, sendo indicada também em casos de:
- Dores musculares;
- Recuperação pós atividade intensa;
- Retração e encurtamento muscular;
- Fibromialgia.
Algumas das contraindicações são em casos de:
- Câncer;
- Suturas;
- Doenças vasculares;
- Infecção sistêmica ou localizada;
- Varizes varicosas;
- Edemas;
- Úlcera.
Pessoas que sofreram alguma lesão neurológica como um acidente vascular cerebral (AVC), lesão medular ou paralisia cerebral, entre outros, podem ter regiões do corpo com forte tensão muscular decorrentes da própria lesão ou como resultado da sobrecarga por uso excessivo.
Assim a liberação miofascial pode ser utilizada de forma preventiva, em pacientes ortopédicos e também em pacientes neurológicos.