A auriculoterapia pode ajudar a tratar problemas como dores e alterações respiratórias

A auriculoterapia é uma terapia de origem chinesa que busca o equilíbrio energético para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, por meio da acupressão de pontos específicos do pavilhão auricular (orelha). Trata-se de um microssistema de acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais e laser.

Embora existam evidências de sua utilização por diversos povos desde a Antiguidade, foi na China que ocorreu seu maior desenvolvimento, a partir da relação do pavilhão auricular com os demais órgãos e regiões do corpo.

Apesar das pesquisas científicas ainda não nos fornecerem respostas completas sobre os reais mecanismos de ação da auriculoterapia, estudos clínicos vêm demonstrando resultados promissores. Acredita-se que a grande quantidade de ramificações nervosas derivadas dos nervos espinhais e cranianos ligam os pontos auriculares a regiões cerebrais que estão ligadas através da rede nervosa aos órgãos e partes do corpo. Assim alterações em um determinado órgão ou parte do corpo poderão ser detectadas e tratadas pelo pavilhão auricular.

A auriculoterapia pode auxiliar o tratamento de inúmeros problemas de caráter emocional (insônia, depressão, ansiedade) e também físicos como dores em geral, problemas no sistema digestivo, respiratório, muscular e cardiovascular.

Além de ser uma terapia que produz resultados na maioria das vezes rápido, a auriculoterapia tem fácil aplicação e boa aceitação pelos pacientes. Constitui, assim, uma ferramenta segura e eficaz no processo terapêutico.

Referências:
-Garcia E. Auriculoterapia. Ssão Paulo: Editora Roca, 1999.
-Neves, Marcos Lisboa. “Manual Prático de Auriculoterapia”.6ª Ed. Florianópolis – Merithus, 2018.
-Rabischong P, Terral C. “Scientific Basis of Auriculotherapy: State of the Art. Med Acupunct. 2014 Apr 1;26(2):84-96.

Dr Victor Mantic Correia

CREFITO 3/101633 F

Deixe um comentário