A acupuntura promove bem-estar físico e emocional

A acupuntura é uma técnica milenar oriunda da China que faz parte de um dos pilares da Medicina Tradicional Oriental (MTO). Surgiu através da observação do homem e da natureza e como essa se comporta nas alterações climáticas e territoriais. O raciocínio lógico aplicado na acupuntura se baseia nos princípios do Yin e Yang, que representam duas forças/energias opostas que dependem uma da outra para existir e na teoria dos cinco elementos (madeira, metal, água, terra e fogo).

A prática da acupuntura ocorre através da inserção de pequenas agulhas em pontos específicos dos meridianos (canais energéticos do corpo). O objetivo principal é gerar harmonia e equilíbrio da energia vital (Qi). Concomitante à acupuntura, podem ser utilizados recursos complementares como ventosas, moxabustão e eletroterapia, sendo todas indicadas conforme a necessidade de cada pessoa.

Considerada como terapia integrativa complementar, a acupuntura atua em vários níveis do corpo como físico (dor), mental (ansiedade, depressão) e emocional (tristeza, angústia, preocupação, medo, raiva).

Estudos recentes apontam que sua prática estimula a liberação de opióides endógenos, substâncias que atuam no controle da dor, bem como exerce influência em áreas do sistema nervoso responsáveis pelas emoções.

Pessoas que fazem acupuntura tendem a ter melhor percepção do corpo em relação ao universo, melhor controle emocional e capacidade de lidar de forma mais assertiva com as adversidades do dia-a-dia.

Referências:
Maciocia, Giovanni. “Os Fundamentos da Medicina Chinesa”. 2ª Ed. São Paulo – Roca, 2015.
Zhao, ZQ. Neural Mechanism Underlying Acupuncture Analgesia. Prog Neurobiol. Agosto de 2008; 85 (4): 355-75.
Medeiros, R; Saad, M. Acupuncture: physiological effect beyond the placebo effect. O Mundo da Saúde São Paulo: 2009;33(1):69-72.